ABESS

O Incluir + PoA é um programa pensado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, no qual prevê uma parceria com uma instituição privada para atendimento dos estudantes da rede pública municipal na parte da inclusão social, a fim de inserir essas crianças em um ambiente mais adequado e saudável para seu desenvolvimento e crescimento como ser humano.
Com isso, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre realizou, em 2023 um chamamento público que traria em seu edital o regramento para as associações privadas competirem pela vaga na parceria, processo no qual a melhor instituição assinaria o contrato para colocar em prática o programa que era tão necessário para a educação da cidade.
A ABESS – Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social, se preparou, através dos esforços contínuos da sua Direção Executiva, para elaborar o melhor projeto possível para ser avaliado e votado no chamamento público. Competindo com outras instituições renomadas de diversos locais do Brasil, a ABESS foi congratulada com o 1º Lugar e nota máxima pelo seu projeto e, por consequência, poderia iniciar a implantação do Programa Incluir + PoA.
Iniciando o trabalho em Novembro de 2023, a instituição começou o processo seletivo para as mais de 300 contratações necessárias para o programa. Foram contratados, desde fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogas, até Agentes de Educação Inclusiva, cujos cargos requerem apenas a formação de Ensino Médio. A partir disso, a ABESS iniciou diversas atividades de integração, capacitação e divulgação constantes desse projeto, que vem ganhando cada vez mais força e apoio por conta da sua demanda e do seu objetivo tão relevantes no contexto da educação contemporânea.
Em 2024, a instituição inicia o ano letivo da rede pública de ensino com todos os seus colaboradores contratados e capacitados para entregar a Porto Alegre um projeto ainda melhor que o proposto. Entendendo todas as necessidades e especialidades de cada região da cidade e mantendo o contato constante com a Secretaria Municipal de Educação e todos os colaboradores da rede pública, capazes, desde o prefeito até o professor, de trazer uma educação mais inclusiva e de qualidade para quem mais precisa.